Como se posicionar digitalmente sendo jornalista
A importância do posicionamento digital, para jornalista em formação ou para quem já está formado e sem direção na carreira, não pode ser ignorada.
É fundamental para o jornalista, aparecer em todas as mídias sociais, se esconder é um grande erro de quem pretende seguir a profissão.
O mínimo que jornalista precisa ter é um blog e se posicionar em um ou alguns nichos de atuação.
ESCOLHA UM NICHO
A escolha do nicho, vai servir para você ter o posicionamento sobre determinado assunto e com isso definir para qual público vai se comunicar.
Com a escolha do nicho você vai ter foco para produzir conteúdo.
A questão do vídeo também é uma estratégia bem interessante de conseguir audiência.
Essa audiência vai gerar interação com você e isso é chamado de engajamento, um termômetro interessante para os algoritmos das redes sociais.
Montar um portal em um site com domínio próprio, ter sua própria casa, é ideal para não se tornar refém das redes sociais, em caso de contas banidas.
Jornalista tem toda capacidade técnica para poder elaborar uma bela matéria, um excelente conteúdo.
Esse conteúdo também pode ser gravado em vídeo e o áudio pode virar um podcast.
Se você é tímido ao gravar vídeo, não se preocupe, essa timidez você perde aos poucos.
Os próprios erros nas gravações servirão para que cada vez, consiga fazer de uma forma melhor e com isso crescer em qualidade.
Um recurso bem utilizado é o teleprompter e existe até apps gratuitos para uso no celular, o que pode facilitar muito para quem está começando.
Ultimamente eu não tenho usado teleprompter, pois estou tentando deixar a gravação dos vídeos, mais natural possível.
ELIMINE O PERFECCIONISMO
O maior inimigo de quem está começando como jornalista é o perfeccionismo.
O perfeccionismo é bom em algumas partes, mas atrapalha em outras, principalmente o jornalista novo no mercado.
No caminho inicial do jornalismo, é essencial eliminar essa crença da perfeição, para poder começar produzir conteúdo relevante.
Meus vídeos ficam longe de serem perfeitos, mas nunca deixei de gravar por causa disso e tenho a consciência que preciso melhorar e procuro sempre progredir.
O vídeo pode ser gravado do jeito que der, fundo branco, não precisa investir em equipamentos caríssimos no começo.
O importante é fazer, não ficar apenas fechado no quarto.
Elimine o medo e comece agir, não precisa contar pra ninguém, apenas comece o projeto.
O jornalismo tem um campo enorme pra trabalho, principalmente em produção de conteúdo para empresas.
Com um mundo cada vez mais conectado a demanda por esse serviço só cresce.
A dica é se profissionalizar até chegar o ponto, que vai precisar de uma empresa para atender essa demanda, principalmente no mercado empresa x empresa.
Artigo escrito pelo contador Anderson Florêncio.
A Evoluconta é uma empresa contábil digital que atende abertura de empresas de jornalismo.
Para entrar em contato, preencha o formulário abaixo/lado ou fale no Whatsapp.