A nova geração de webmasters
A NOVA GERAÇÃO DE WEBMASTERS
Já foi o tempo que Webmaster apenas cuidava de parte da rotina de um site. Com a tecnologia e mudanças no mercado, essa profissão foi transformada.
Os webmasters começaram a trabalhar para gerenciar muitos aspectos diferentes de um site ao mesmo tempo.
Embora alguns ainda procurem “webmasters”, o trabalho se transformou em muitos títulos diferentes que abrangem a mesma função básica: um profissional fazendo muitas tarefas diferentes para manutenção e otimização de sites.
O que é um webmaster, exatamente?
A descrição do trabalho do webmaster antigo geralmente englobava todos os aspectos do desenvolvimento, design e manutenção de um site.
Hoje em dia, as empresas pretendem que a sua presença online seja funcional, apelativa e facilmente encontrada pelos pesquisadores na Internet.
Eles precisam carregar rapidamente e ser compatíveis com dispositivos móveis.
Os sites também são uma plataforma gigantesca de marketing, o que significa que empresas e profissionais sérios precisam manter, atualizar e melhorar constantemente seus sites.
Dada a complexidade crescente dos sites modernos, essa abordagem de pau para toda obra e o título do trabalho se tornaram menos comuns à medida que essas funções são distribuídas entre funções específicas.
Dito isso, webmasters versáteis ainda existem como uma opção para organizações que buscam aumentar ao máximo sua presença online.
As empresas vão querer contratar um webmaster para melhorar seu site atual, para construir ou manter um novo.
Se você for o único responsável por criar e cuidar do site, também poderá assumir outras funções relacionadas ao marketing digital, como criar conteúdos estratégicos, boletins por e-mail ou páginas de destino.
Um webmaster pode controlar tudo relacionado a um site.
Eles monitoram seu desempenho com mecanismos de pesquisa, funcionalidade, velocidade e design.
Os webmasters ainda controlam o conteúdo, as campanhas e os esforços de marketing.
Além disso, os webmasters podem se envolver em trabalhos de tecnologia da informação, como configuração e administração de servidores.
Os cargos adicionais que podem se sobrepor a um webmaster incluem desenvolvedores front-end, desenvolvedores back-end, especialistas em SEO, web designers e administradores de servidor, para citar alguns.
O que um webmaster faz?
Gerenciamento de projeto, trabalhando com equipes de desenvolvimento e designers para concluir os projetos.
Soluciona problemas, pesquisa soluções e cria conteúdo conforme as necessidades surgem.
As tarefas diárias de um webmaster podem ser bastante flexíveis, como por exemplo:
Mudanças no site e estratégias de marketing tendem a ser o que gasta mais tempo.
Se há uma mudança em um site, muitas vezes tem a ver com uma iniciativa de marketing.
A comunicação com o cliente, também consome tempo.
As tarefas variam muito, como atualizar todos plugins, atualização de segurança, verificar SEO, tudo para garantir se tudo está funcionando.
Verificação do console do Google Analytics e mapas de sites para garantir que não haja links quebrados.
Realização de auditorias regulares do site usando ferramentas como por exemplo o SEMrush, criação de novas páginas de destino para as campanhas de que os sites precisam.
Quais habilidades os webmasters precisam?
Como os webmasters lidam com tantos tipos diferentes de manutenção e otimização da web, algumas habilidades são úteis no trabalho.
Habilidades essenciais:
WordPress e HTML
Os webmasters fazem sua parte justa no desenvolvimento da web.
Aprender HTML básico e os plugins que você adora usar no WordPress.
Encontrar outras ferramentas, plataformas ou atalhos que podem tornar sua vida mais fácil o ajudará a gastar seu tempo em trabalhos mais profundos e interessantes, em vez de tarefas repetitivas e estúpidas.
Design gráfico
Os webmasters também fazem uma boa parte de web design.
Embora você possa aprender o básico apenas pesquisando, aprender design gráfico aumentará a qualidade e a velocidade do seu trabalho.
Otimização técnica do mecanismo de pesquisa (SEO)
O SEO técnico também é importante para webmasters.
Entender como o Google classifica seu site e qual conteúdo será penalizado é importante.
Essa parte do trabalho costuma ser uma grande expectativa dos clientes também.
Se você entender o lado técnico do SEO, poderá explicar alguns aspectos aos seus clientes, (pois muitos podem criar expectativas irreais de aparecer na primeira página) além de produzir resultados significativos com o site deles.
Escrita
Como muitos webmasters trabalham para organizações que podem não ter equipe ou recursos para contratar especialistas de nicho, as habilidades de redação também podem ser de grande ajuda.
A escrita também vai ser importante na comunicação, seja com clientes e fornecedores. Erros grosseiros de português podem atrapalhar a credibilidade da sua imagem.
Estratégia de conteúdo
Ter uma ideia básica da estratégia de conteúdo também é importante para os webmasters.
Sempre que seus clientes confiarem em você para aspectos de marketing ou até mesmo para assessorá-los na estratégia de conteúdo, será fundamental.
Os clientes farão solicitações e caberá a você mostrar o melhor caminho para ajudá-los, seja contratando fornecedores ou até mesmo vender determinado serviço.
Como webmaster trabalha?
Alguns webmasters são freelancers ou montam seus próprios negócios para conquistar clientes.
Mas empresas grandes, contratam webmasters internos para gerenciar seus sites.
Esses por muitas vezes precisam ser pessoa jurídica para atender os projetos dessas empresas.
A Evoluconta Contabilidade Digital é especializada em empresas de Webmasters.
Conte coma gente para abertura de empresa e outros serviços contábeis.
Clique abaixo para falar com o contador.